História

O Instituto Analice foi fundado em 1968, pelo Dr. Laerte da Motta Ferreira, no sentido de aprimorar e reunir os sonhos de sua família, com a finalidade de dar continuidade à educação iniciada no lar, mantendo os princípios da Unidade Nacional, dos ideais de liberdade e solidariedade humana proporcionando assim:

  • Compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, do Estado, da família e dos demais grupos que compõe a comunidade;
  • Respeito a dignidade e a liberdade fundamental do homem;
  • Compreensão da unidade nacional e a solidariedade internacional;
  • Desenvolvimento integral da personalidade humana e sua participação na obra do bem comum;
  • Condições de preservação e expansão do patrimônio cultural;
  • Condenação a qualquer tratamento desigual por motivo de convicção filosófica, política ou religiosa, bem como qualquer preconceito de classe ou de raça.

Sua história começou através do Dr. Laerte da Motta Ferreira, hoje presidente da entidade, que incentivado pela mãe, Sra. Anna Sardinha,  fundou o Instituto Analice, junto com os irmãos: Lailton, Leny, Lecy, Ludna, em prol da comunidade. O nome “Analice” deu-se em homenagem a sua filha que é uma das diretoras do colégio, já o emblema da escola (Pena, Bigorna e Balanço) foi idealizado pelo seu pai, Joaquim da Motta.    

Responsabilidade social e inovação pautam o trabalho da entidade, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a transformação social para a construção de uma sociedade mais competente, crítica e justa.

O Instituto Analice está sediado em Campo Grande, Zona Oeste do Rio de Janeiro, sendo um dos mais tradicionais estabelecimento de ensino da região, com mais de 44 anos de atividade,  +1500 alunos oriundos de Campo Grande, Recreio dos Bandeirantes, Barra da Tijuca e Guaratiba. O Colégio atua da Educação Infantil ao Ensino Médio.